sábado, 28 de fevereiro de 2009

Selamat pagi!


Selamat pagi!!
Nama saya adalah Ana dan saya berasal dari Portugal!

Eh eh

Pois é, isto de se passar horas por dia, na net a procurar emprego, em alemão, dá nisto: desespero moral.
Iniciei hoje um novo Tandem. Desta vez, não para praticar alemão mas para aprender Indonésio! :D (nunca se sabe quando vou ter de procurar emprego na Indonésia LOL ). Temos de puxar um pouco pela imaginação e quando o fazemos... Aprendemos uma nova língua! Exercita a mente e passa-se um bom tempo na companhia de um amigo. No meu caso, o amigo chama-se Steven. Mas vocês já o conhecem. Foi aquele que se virou para mim, em Agosto passado, e disse: "You, Portugal... Went to my country and BUM BUM BUM!" E daí nasceu uma linda amizade :D (há que aceitar o que somos e o que fizemos. E que ninguém é melhor do que os outros... :S ).
Traduzindo as frases iniciais de indonésio para português: "Bom dia! Eu sou a Ana e venho de Portugal."
Esta ideia surgiu também, pelo facto de se encontrar no vocabulário indonésio e português, palavras que tinham o mesmo significado (afinal, sempre por lá andámos uns anitos, quase 90...). A título de exemplo: cadeira, bandeira, dado, testa, soldado, escola, bola, bolo, lenço,... Pensámos ambos: basta aprendermos uns quantos verbos para podermos fazer algumas frases do género: "Ana joga à bola", "Steven leva a cadeira", e por aí adiante.
Comecei por ser eu a aprender indonésio. Não achei difícil! Não conjugam verbos, não tem artigos para os substantivos e não têm Passado como tempo verbal (em português "eu comi", diz-se "eu como ontem" em indonésio). E lê-se como se escreve.
Chegada a hora de trocar de professor e de aluno... Coitadito do Steven... Cheguei a ter pena de estar a ensinar-lhe a nossa difícil língua. É que é mesmo difícil! Como lhe explicar que se escreve de uma maneira e lê-se de outra? Só quando somos confrontados com a necessidade de explicar algo, é que sentimos a dimensão desse Algo. De resto só posso tentar minimizar o sofrimento do rapaz e ensinar-lhe as coisas mais simples. É que se ele desanima, quem é que me vai ensinar indonésio???? LOL

Quanto a novidades, nada de especial. Como alguns de vocês têm conhecimento, comecei há duas semanas a enviar CVs "com força" para empresas. Mesmo ainda não tendo o Certificado Alemão em mãos, avancei para esse próximo passo, sem medos, pois o certificado é apenas um papel, e eles querem é saber se nos entendemos no local de trabalho. O balanço tem sido positivo (lembrando de que precisei de 4 meses em Portugal para conseguir 3 entrevistas, tendo sido a última, no Bar da OAF...): tenho duas entrevistas marcadas para dia 4 e 5 de Junho. Portanto, nestes dias lembrem-se aqui de Moi, e pensem POSITIVO (mas se acharem que dois dias é demais para lembrar, então escolham o dia 5. Gostava MESMO de trabalhar para nessa empresa). Não quer dizer que tenha trabalho, mas já começa a soar a qualquer coisa!

Tenho ainda uma dica para vocês, sobre leitura, cinema, imagens e muito mais:
http://lendaselegendas.blogspot.com/
"Lendas e Legendas - Letras. Lendas. Livros. Imagens. Legendas. Filmes. Para que a nossa memória não traia a memória dos livros e dos filmes."
É um blogue onde são "postados" com regularidade comentários sobre livros, filmes, música, Lendas, Legendas, revistas, e tudo o que se achar que deve ser partilhado com a blogosfera (vocês, portanto). Mas a ideia não é só "relatar" o que se viu , ouviu, mas também, o que se sentiu quando se viu, ouviu,... O "grupo de trabalho" é constituído por 5 pessoas, cada uma delas com os seus gostos e interesses, o que gera no blogue um ambiente diversificado e bastante interessante e impulsionador! É um blogue dinâmico que desperta o interesse para novos mundos a quem o visita. A não perder!!!
Já agora, vejam lá se conhecem as personagens do "grupo trabalhador"...

Ontem que decidimos fazer uma "grelhada" no Stadt Park (ao pessoal que cá esteve no Inverno, nem acreditam como está florido!), choveu! Ora esta! Não chovia há 3 semanas e tinha de chover logo ontem! E hoje o céu também não se apresenta muito bem disposto... (mas sem chuva). Mas parece que ainda esta semana a temperatura chegará aos 25 graus! Gosto mesmo do calor! E do Sol!
E em Portugal? Já acabaram as chuvas, ou quê? ;) Vá lá... Não fiquem assim... Não pode calhar sempre aos mesmos! E em Agosto vocês vão até à praia e eu fico em casa a contar horas até que a chuva pare...

Sem comentários:

Enviar um comentário