quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mudar de vida


PHG - Portugiesisch-Hanseatische Gesellschaft - é uma Associação Luso-Hanseática que pretende "enquadrar-se nas relações já existentes há centenas de anos entre a cidade hanseática de Hamburgo e Portugal".
Eu e o R. tivemos a oportunidade de conhecer as pessoas que se deixaram "embeber" nesse projecto. Essa mesma Associação pediu-me para escrever umas palavras sobre a minha vinda para Hamburgo, onde contasse como tem sido essa experiência, com o intuito de ser publicado numa brochura que a Associação tem. E eu aceitei (o meu próximo passo é tentar participar num blog. Vamos ver! Vamos ver!...):

« A primeira vez que estive em Hamburgo foi em 2001, no mês de Fevereiro. Chovia constantemente e o frio gelado não abandonava a cidade por nada. Lembro-me que tive de pedir um casaco emprestado pois a "coberta" que trazia de Portugal não era suficiente para me manter quente (sabia lá eu o que era frio!).

Detestei a cidade: escura, fria e cabisbaixa.
Por circunstâncias da vida, acabei por vir aqui parar novamente em 2007 mas desta vez por um tempo mais longo que as 3 semanas passadas em 2001. A data prevista para o meu regresso definitivo a Portugal? Keine Ahnung!

Já cantava António Variações:
"Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se tens a vida em ti a latejar!"

Em Agosto passado deixei tudo em Portugal (menos a minha Cara Metade): família, amigos, emprego e uma vida de incertezas.

A esta cidade Hanseática cheguei também com uma mão cheia de incertezas mas a outra cheia de expectativas, e sempre consciente da decisão que tinha tomado.

Desta vez Hamburgo surpreendeu-me! O sol brilhava, a temperatura nos termómetros ficava-se pelos 23ºC, os seus habitantes enchiam os passeios e os parques... Enfim, Hamburgo emanava energia! Confesso que senti imediatamente uma pequena paixão pela cidade, que aos poucos fui conhecendo, e fui deixando envolver-me pelo que ela oferecia. O vazio que tinha trazido de Portugal, depressa foi preenchido por novas amizades, fossem elas com cidadãos de Hamburgo ou com simples jovens interessados em aprender a língua alemã durante o mês de Agosto. Eu começava uma nova vida.

Seis meses passaram. De um ritmo de trabalho exaustivo no mundo da construção civil em Portugal, passei a viver um outro mais calmo. Por vezes tão mais calmo que o meu próprio corpo se sentia confuso, pela falta da adrenalina que se habituara a ter todos os dias em Portugal.

Os meus colegas do curso de Verão alemão regressaram aos seus países, tomando os seus lugares pessoas mais velhas mas que como eu apostaram na Mudança para alcançar uma vida melhor. Tive O Mundo na minha sala de aula: Brasil, Colômbia, Serra Leoa, Gana, Togo, China, Tibete, Tailândia, Indonésia, Rússia, Ucrânia, Polónia, Síria, Egipto, Turquia, Espanha e Portugal. E todos com uma mão cheia de incertezas e outra cheia de expectativas, tal como eu. E tal como Hamburgo reage a dias de Sol de uma maneira aberta ao mundo e se fecha a este com o frio, assim reagia aquele pequeno Mundo fechado na sala de aula: por vezes sentia-se a sua coragem e a determinação, por vezes a sua desilusão. E acabámos todos por nos unir de uma certa forma.
Foram meses de experiências culturais e de relações humanas muito gratificantes e acabei por desenvolver uma consciência sobre o mundo em que vivemos que não tinha adquirido, até então, em Portugal.
E é por isso porque Mudamos. A princípio dizemos que é pelo dinheiro, mas... Acho que mudamos porque o nosso corpo e mente assim o pedem. Porque sentem que os estímulos que recebem não são suficientes para sermos quem realmente queremos Ser. E por isso nos lançamos à aventura! »

A Ania já regressou à Polónia. A Nerea já regressou para Tenerife. Dos 4 inseparáveis sobramos 2. E Steven regressa à Indonésia em Outubro ou talvez antes. E eu vou a Portugal em Maio :D !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário