sábado, 28 de fevereiro de 2009

"Guten Tag, schöne Frau!"


A musiquinha:
http://www.youtube.com/watch?v=NMmj7dWmiyA&feature=related

Qualquer mulher portuguesa sabe, que se andar na rua com uma saia ou um top, vai ser "assobiada" ou apenas "lisonjeada" :D Faz parte da nossa cultura, o Tuguinha "mandar umas boquitas" às raparigas por quem passa na rua, principalmente se este for de carro. Dentro do seu carro, o Tuguinha é Rei e Senhor! Lembro-me de pensar, quando tal me acontecia: "Bolas! Já não se pode ter calor e usar uma roupa mais fresca! Será que estes gajos não tem filhas e esposas?".
Na verdade nunca limitei a minha maneira de vestir, por causa de possíveis comentários, sejam de rua ou de colegas de trabalho. Também tenho calor, caramba! Que querem que use, uma Burca? Aliás, sempre disse que se na obra olhassem para as minhas camisolas de alça, não havia problema, desde que os fizesse trabalhar melhor e mais rápido :D E ao contrário do que possam pensar, nunca tive qualquer tipo de problema com o tipo de roupa que usava na obra. Nunca me faltaram ao respeito! Sempre achei que era uma questão de hábito. Claro, se uma engenheira usa normalmente T-shirts em obra, e um dia aparece de alças... Mas se usar desde logo alças, o pessoal acaba por se acostumar e depois já nem liga.
Ou seja, uma portuguesa, aprende a lidar com este tipo de reacções, "lisonjeadelas", desde muito cedo. Aliás, desde que ganha "curvas"! Seja mulher feia, ou bonita, alta ou baixa. Desde que tenham algo engraçado vestido, já sabem! "Lisonjeadela" em cima!
Da última vez que estive em Lisboa, apanhámos um autocarro para o aeroporto. Os acessos estavam em obras e da paragem até à porta do aeroporto, tivemos de andar um pouco a pé, pelas obras. E ao que parece, algum trabalhador terá dito: "Mas que rabiosque jeitoso!", dirigido à minha pessoa. Eu nem sequer ouvi o comentário. Mas parece que o R. ouviu e não se fazendo despercebido, respondeu: "É, não é?!...", dando a entender que aqui a senhora não estaria sozinha ;) Quando penso nesta cena, só me dá vontade de rir!
Pois bem, por estas bandas, desde que aqui cheguei, Hamburgo, notei que o facto de eu usar umas calças mais justas, ou uma camisola da alças, ou uma saia... O que quer que seja "mais fresco", não provoca qualquer tipo de reacção por parte do sexo masculino alemão. Não que eu faça questão de que provoque! Mas eu venho de Portugal!!! Podem não acreditar, mas uma pessoa fica confusa! Logo conclui que não farei os gostos do cidadão alemão: sou baixita e de cabelo preto... Aliás, já me tinha conformado com a ideia de que posso andar na rua, como bem me entender, de alças, calção, top, salto alto, e passar no meio de um grupo de rapazes, que não serei nem um pouco "incomodada".
Mas no outro dia... Vinha eu a andar numa rua de regresso a casa, de compras na mão, quando ao passar por um senhor com os seus 50 anos, oiço-o a dizer uma frase, dirigida a mim. Se fosse há um ano, altura em que não percebia nada de alemão e que ainda tinha os ares de Portugal entranhados em mim, provavelmente tinha-lhe respondido em português mesmo: "Vá dar uma curva!". Mas como eu agora domino o alemão, entendi perfeitamente o que o senhor disse e que o fez de uma forma extremamente educada e calma: "Guten Tag, schöne Frau!..." (*). Bem, pôs logo as minhas conclusões por terra!!! Afinal existem apreciadores para todos os gostos! E eu, que frequento a "Escola Portuguesa de Resposta a Piropos" há já algum tempo, fiquei desarmada! E apenas lhe respondi: "Hallo!" e continuei rua a cima, sem nunca tirar os olhos do caminho...
E esta hei?
Adoro ser portuguesa! Somos um povo lindíssimo! Mal posso esperar pela próxima semana para voltar a ter oportunidade de ao atravessar uma passadeira ouvir: "Oh jeitosa, ilumina lá a minha vista!!" LOL

p.s.: de 31 de Julho a 8 de Agosto já tenho planos! Tavira e Oeiras

(*) tradução: "Boa tarde, bonita mulher!"

Sem comentários:

Enviar um comentário